Viva Mais Saudável

Atualmente, além da exposição dos olhos aos aspectos naturais como poeira, vento e sol, é muito comum que passemos horas com os olhos fixos em computadores, celulares ou tablets. Alguns cuidados devem ser adotados em função da saúde ocular. São eles:

* Checkups preventivos
Neles, ao primeiro sinal de qualquer problema, o especialista pode tomar as providências necessárias. O ideal é que pelo menos uma consulta seja realizada por ano.

* Não usar colírios sem orientação médica
Independente do tipo, colírios são remédios. No caso de incômodo nos olhos, procure um oftalmologista.

* Guarde seus óculos corretamente
As caixinhas dos óculos são apropriadas para seu transporte e evitam que eles entortem, o que prejudicaria sua visão.

* Proteja seus olhos do sol
Lembre-se: óculos de sol não são apenas artigos de moda! Os raios UV são muito prejudiciais à saúde dos olhos. Para que que sua visão fique protegida, invista em óculos de sol que tenham a garantia e proteção necessária contra os raios.

* Evite coçar os olhos
O hábito de coçar os olhos pode ocasionar problemas à região ocular pois sua estrutura é muito frágil e a pressão exercida na área pode provocar lesões. Além disso, as impurezas e bactérias presentes nas mãos podem levar à infecções.

* Descansar os olhos de aparelhos eletrônicos
Se seus olhos ficam focados em distâncias curtas por muito tempo, é recomendável que haja pausas curtas durante o dia para que eles se recuperem. Como fazer isso? Você pode olhar ao longe em intervalos regulares, sem focar nada em particular.